NOMES DO ESPÍRITO SANTO
Pneumatologia:https://www.geocities.com/Athens/5898/Pneumatologia.htm I. A NATUREZA DO ESPÍRITO SANTO: A) A Personalidade do Espirito Santo: O Espirito Santo é uma Pessoa, distinta do Pai e do Filho, e não uma mera influência ou operação divina, e portanto dotado de intelecto, emoção, autoconsciência e autodeterminação. 1) Pronomes Pessoais Masculinos: Estes pronomes são aplicados ao Espirito Santo (Jo.15:26;16:7,8,13,14), muito embora o vocábulo grego Pneuma seja substantivo neutro. 2) Substantivo Masculino: O termo masculino Paraklito é aplicado ao Espirito Santo (Jo.14:16,17) como sendo outro (allon) Consolador igual a Cristo. 3) Características Pessoais: a) Inteligência (ICo.2:10,11; Rm.8:27). b) Vontade (ICo.12:11). c) Amor (Rm.15:30). d) Bondade (Ne.9:20). e) Tristeza (Ef.4:30; Is.63:10). 4) Atos Pessoais: a) Ele perscruta (ICo.2:10). b) Ele fala (Ap.2:7; Gl.4:6; Jo.15:26). c) Ele intercede (Rm.8:26). d) Ele ensina (Jo.14:26). e) Ele guia (Jo.16:12-14; Ne.9:20). f) Ele chama (At.13:2;20:28). B) A Divindade do Espirito Santo: O Espirito Santo é coeterno e consubstancial com o Pai e o Filho. 1) Nomes Divinos: a) Deus (At.5:3,4). b) Senhor (IICo.3:18). 2) Atributos Divinos: a) Eternidade (Hb.9:14). b) Onipresença (Sl.139:7-10). c) Onipotência (Lc.1:35). d) Onisciência (ICo.2:10,11). II. A OBRA DO ESPÍRITO SANTO: A) Em relação ao universo material: Ele participou da obra da criação (Sl.33:6; Jó 33:4;104:29,30). B) Em relação aos homens não regenerados: 1) Luta (Gn.6:3). 2) Testifica (Jo.15:26; At.5:32). 3) Convence (Jo.16:8-11). C) Em relação aos crentes: 1) Regenera (Jo.3:3-6;6:63; Tt.3:5; ICo.2:4;3:6). 2) Batiza (Jo.1:32-34; ICo.12:13; At.1:5). 3) Habita (ICo.3:16;6:15-19; Rm.8:9). 4) Sela (Ef.1:13,14;4:30). 5) Testifica (Rm.8:14,16). 6) Fortalece (Ef.3:16). 7) Enche (Ef.5:18-20). 8) Liberta (Rm.8:2). 9) Guia (Rm.8:14; At.8:27-29;13:2,4). 10) Ilumina (ICo.2:12,14). 11) Instrui (Jo.16:13,14). 12) Capacita (ITs.1:5; At.1:8; ICo.2:1-5). 13) Produz Frutos (Gl.5:22,23; Fp.3:3; At.2:11). 14) Intercede (Rm.8:26; Jd.20). D) Em relação a Cristo: 1) Concebido pelo Espirito Santo (Lc.1:35). 2) Ungido pelo Espirito Santo (At.10:38; Is.11:2;61:1;Lc.4:14,18; Mt.12:17,18). 3) Guiado pelo Espirito Santo (Mt.4:1). 4) Cheio do Espirito Santo (Lc.4:1; Jo.3:34). 5) Ministério (Lc.4:14,18,19; Is.61:1). 6) Sacrifício (Hb.9:14). 7) Ressureição (Rm.8:11; Rm.1:4). 8) Deu mandamentos pelo Espirito Santo (At.1:1,2). E) Em relação as Escrituras: 1) É o Seu Autor (IIPe.1:20,21; IITm.3:16; IIPe.3:15,16; Jo.16:13). 2) É o Seu Intérprete (Ef.1:17; ICo.2:9-14; Jo.16:14-16 IIPe.1:20,21; IJo.2:20,27). O ESPÍRITO SANTOAt 5.3,4 “Disse, então, Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” É essencial que os crentes reconheçam a importância do Espírito Santo no plano divino da redenção. Sem a presença do Espírito Santo neste mundo, não haveria a criação, o universo, nem a raça humana (Gn 1.2; Jó 26.13; 33.4; Sl 104.30). Sem o Espírito Santo, não teríamos a Bíblia (2Pe 1.21), nem o NT (Jo 14.26, 1Co 2.10) e nenhum poder para proclamar o evangelho (1.8). Sem o Espírito Santo, não haveria fé, nem novo nascimento, nem santidade e nenhum cristão neste mundo. Este estudo examina alguns dos ensinamentos básicos a respeito do Espírito Santo. A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO. Através da Bíblia, o Espírito Santo é revelado como Pessoa, com sua própria individualidade (2Co 3.17,18; Hb 9.14; 1Pe 1.2). Ele é uma Pessoa divina como o Pai e o Filho (5.3,4). O Espírito Santo não é mera influência ou poder. Ele tem atributos pessoais, a saber: Ele pensa (Rm 8.27), sente (Rm 15.30), determina (1Co 12.11) e tem a faculdade de amar e de deleitar-se na comunhão. Foi enviado pelo Pai para levar os crentes à íntima presença e comunhão com Jesus (Jo 14.16-18,26). À luz destas verdades, devemos tratá-lo como pessoa, que é, e considerá-lo Deus vivo e infinito em nosso coração, digno da nossa adoração, amor e dedicação (ver Mc 1.11, nota sobre a Trindade). A OBRA DO ESPÍRITO SANTO. (1) A revelação do Espírito Santo no AT. Para uma exposição da operação do Espírito Santo no AT. (2) A revelação do Espírito Santo no NT. (a) O Espírito Santo é o agente da salvação. Nisto Ele convence-nos do pecado (Jo 16.7,8), revela-nos a verdade a respeito de Jesus (Jo 14.16,26), realiza o novo nascimento (Jo 3.3-6), e faz-nos membros do corpo de Cristo (1Co 12.13). Na conversão, nós, crendo em Cristo, recebemos o Espírito Santo (Jo 3.3-6;20.22) e nos tornamos co-participantes da natureza divina (2Pe 1.4). (b) O Espírito Santo é o agente da nossa santificação. Na conversão, o Espírito passa a habitar no crente, que começa a viver sob sua influência santificadora (Rm 8.9; 1Co 6.19). Note algumas das coisas que o Espírito Santo faz, ao habitar em nós. Ele nos santifica, i.e., purifica, dirige e leva-nos a uma vida santa, libertando-nos da escravidão ao pecado (Rm 8.2-4; Gl 5.16,17; 2Ts 2.13). Ele testifica que somos filhos de Deus (Rm 8.16), ajuda-nos na adoração a Deus (At 10.45,46; Rm 8.26,27) e na nossa vida de oração, e intercede por nós quando clamamos a Deus (Rm 8.26,27). Ele produz em nós as qualidades do caráter de Cristo, que O glorificam (Gl 5.22,23; 1Pe 1.2). Ele é o nosso mestre divino, que nos guia em toda a verdade (Jo 16.13; 14.26; 1Co 2.10-16) e também nos revela Jesus e nos guia em estreita comunhão e união com Ele (Jo 14.16-18; 16.14). Continuamente, Ele nos comunica o amor de Deus (Rm 5.5) e nos alegra, consola e ajuda (Jo 14.16; 1Ts 1.6). (c) O Espírito Santo é o agente divino para o serviço do Senhor, revestindo os crentes de poder para realizar a obra do Senhor e dar testemunho dEle. Esta obra do Espírito Santo relaciona-se com o batismo ou com a plenitude do Espírito. Quando somos batizados no Espírito, recebemos poder para testemunhar de Cristo e trabalhar de modo eficaz na igreja e diante do mundo (1.8). Recebemos a mesma unção divina que desceu sobre Cristo (Jo 1.32,33) e sobre os discípulos (2.4; ver 1.5), e que nos capacita a proclamar a Palavra de Deus (1.8; 4.31) e a operar milagres (2.43; 3.2-8; 5.15; 6.8; 10.38). O plano de Deus é que todos os cristãos atuais recebam o batismo no Espírito Santo (2.39). Para realizar o trabalho do Senhor, o Espírito Santo outorga dons espirituais aos fiéis da igreja para edificação e fortalecimento do corpo de Cristo (1Co 12—14). Estes dons são uma manifestação do Espírito através dos santos, visando ao bem de todos (1Co 12.7-11). (d) O Espírito Santo é o agente divino que batiza ou implanta os crentes no corpo único de Cristo, que é sua igreja (1Co 12.13) e que permanece nela (1Co 3.16), edificando-a (Ef 2.22), e nela inspirando a adoração a Deus (Fp 3.3), dirigindo a sua missão (13.2,4), escolhendo seus obreiros (20.28) e concedendo-lhe dons (1Co 12.4-11), escolhendo seus pregadores (2.4; 1Co 2.4), resguardando o evangelho contra os erros (2Tm 1.14) e efetuando a sua retidão (Jo 16.8; 1Co 3.16; 1Pe 1.2). (3) As diversas operações do Espírito são complementares entre si, e não contraditórias. Ao mesmo tempo, essas atividades do Espírito Santo formam um todo, não havendo plena separação entre elas. Alguém não pode ter (a) a nova vida total em Cristo, (b) um santo viver, (c) o poder para testemunhar do Senhor ou (d) a comunhão no seu corpo, sem exercitar estas quatro coisas. Por exemplo: uma pessoa não pode conservar o batismo no Espírito Santo se não vive uma vida de retidão, produzida pelo mesmo Espírito, que também quer conduzir esta mesma pessoa no conhecimento das verdades bíblicas e sua obediência às mesmas.
|